O comando militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ordenou três navios de guerra a ir imediatamente para o Mar Egeu para tentar conter o tráfico humano de migrantes e refugiados da Turquia para a Grécia, informou o secretário-geral da aliança atlântica, Jens Stoltenberg, citado pela agência Reuters.
Sob comando alemão, os navios - da Alemanha, do Canadá e da Turquia - vão fazer operação de reconhecimento e vigilância. O ministro da Defesa da Grécia, Panos Kammenos, deixou claro que seu país só aceitará as patrulhas se os navios gregos e turcos ficarem em seus próprios mares territoriais e nenhum dos dois países assumir o comando rotativo da força.
Com a Batalha de Alepo em andamento na guerra civil da Síria, mais 60 mil pessoas teriam fugido do país. Diante desta tragédia, é evidente que cercas, controles e patrulhas navais serão insuficientes para reduzir o fluxo de imigrantes rumo à União Europeia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário