Os Estados Unidos e a Índia estão discutindo a possibilidade de realizar patrulhas navais conjuntas ainda neste ano, inclusive em águas territoriais disputadas pelo China e países vizinhos no Mar do Sul da China, revelaram fontes não identificadas do Departamento da Defesa dos EUA, o Pentágono, citadas pela agências Reuters.
A Marinha da Índia nunca realizou patrulhas navais conjuntas. O país adota uma política de só participar de forças internacionais sob a bandeira das Nações Unidas.
No passado, os EUA e a Índia fizeram manobras navais conjuntas com o Japão, outro país-chave na aliança de nações democráticas criada para contrabalançar a ascensão da China a superpotência. Durante a visita do presidente Barack Obama a Nova Déli, ele e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, concordaram em "identificar áreas específicas para expandir a cooperação marítima".
Os dois países também aumentaram a cooperação com o Vietnã, um dos países em disputa territorial com a China. A Marinha indiana aumentou sua presença no Mar do Sul da China, mas ainda reluta em patrulhar a região junto com os EUA, temendo provocar o regime comunista chinês.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário