quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

EUA e Índia discutem patrulhas conjuntas no Mar do Sul da China

Os Estados Unidos e a Índia estão discutindo a possibilidade de realizar patrulhas navais conjuntas ainda neste ano, inclusive em águas territoriais disputadas pelo China e países vizinhos no Mar do Sul da China, revelaram fontes não identificadas do Departamento da Defesa dos EUA, o Pentágono, citadas pela agências Reuters.

A Marinha da Índia nunca realizou patrulhas navais conjuntas. O país adota uma política de só participar de forças internacionais sob a bandeira das Nações Unidas.

No passado, os EUA e a Índia fizeram manobras navais conjuntas com o Japão, outro país-chave na aliança de nações democráticas criada para contrabalançar a ascensão da China a superpotência. Durante a visita do presidente Barack Obama a Nova Déli, ele e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, concordaram em "identificar áreas específicas para expandir a cooperação marítima".

Os dois países também aumentaram a cooperação com o Vietnã, um dos países em disputa territorial com a China. A Marinha indiana aumentou sua presença no Mar do Sul da China, mas ainda reluta em patrulhar a região junto com os EUA, temendo provocar o regime comunista chinês.

Nenhum comentário: