As Nações Unidas confirmaram hoje que a Coreia do Norte informou que vai lançar um satélite entre 8 e 25 de fevereiro indicação de que deve testar um míssil balístico de longo alcance. O Japão ameaça abater o míssil e a Coreia do Sul advertiu que Pionguiangue vai pagar um "preço elevado", reportou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Os Estados Unidos e seus aliados no Nordeste da Ásia alertam que um teste de míssil será uma clara violação de resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Se o míssil entrar em território japonês, será atacado.
A China, maior aliada da Coreia do Norte, também manifestou preocupação. Essa aliança inibe uma ação militar contra o regime comunista de Pionguiangue, capaz de desestabilizar a região. Desde que perdeu o patrocínio, com o fim da União Soviética, em 1991, a Coreia do Norte faz uma chantagem nuclear.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário