As forças leais ao presidente deposto do Iêmen, Abed Rabbo Mansur Hadi tomaram hoje um acampamento militar situado a 60 quilômetros da capital, Saná, ocupada por rebeldes há um ano e meio, noticiou hoje a agência Reuters.
As autoridades locais anunciaram que houve um grande número de baixas na luta pelo campo de Fardhat Nahm, mas não divulgaram o número de mortos e feridos.
O avanço da coalizão liderada pela Arábia Saudita, que intervém na guerra civil do Iêmen desde 25 de março de 2015, segue firme e deve chegar à capital nos próximos dias. Os rebeldes de minoria huti são xiitas zaiditas apoiados pelo Irã. A guerra civil do Iêmen se insere assim no conflito maior entre sunitas apoiados pela Arábia Saudita e xiitas apoiados pelo Irã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário