A Força Aérea da Rússia estacionou caças-bombardeiros Sukhoi Su-35 na base aérea de Hemeimim, na Síria, anunciou hoje em Moscou o Ministério da Defesa, citado pela agência Associated Press (AP).
O porta-voz não especificou quantos novos aviões de combate estão na base. A mídia síria fala em quatro.
Desde 30 de setembro de 2015, a Rússia intervém na guerra civil da Síria para defender a ditadura de Bachar Assad, o maior responsável pelo conflito em que mais de 260 mil pessoas foram mortas nos últimos quatro anos e dez meses.
Para garantir o sucesso da operação, a Rússia instala cada vez mais equipamentos militares avançados, melhora as bases aéreas e também as defesas antiaéreas, especialmente depois que a Turquia derrubou um caça russo alegando invasão de seu espaço aéreo, em 24 de novembro.
O Su-35 anda até 2,25 vezes acima da velocidade do som, vai até 20 mil metros de altitude e tem alcance de 3,6 mil quilômetros. Tem um canhão de 30 milímetros e capacidade para disparar mísseis ar-ar, mísseis ar-terra, foguetes e bombas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário