O Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária das Nações Unidas considerou ilegal a detenção do hacker australiano Julian Assange, exilado há mais de três anos na embaixada do Equador no Reino Unido para escapar de um mandato de prisão europeu a pedido da Suécia, onde ele é acusado de crimes sexuais.
"Só podemos dizer que o grupo chegou a uma conclusão diferente das autoridades judiciais suecas", comentou o Ministério do Exterior da Suécia.
Em Londres, Assange deu entrevista hoje considerando-se perseguido há cinco anos: "Espero que meu passaporte seja devolvido e o fim de tentativas adicionais de prisão."
Ele teme que a extradição para a Suécia seja apenas uma manobra para entregá-lo aos Estados Unidos, onde ele é acusado de roubar segredos de Estado por divulgar documentos sigilosos no WikiLeaks.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário