O bilionário Donald Trump venceu hoje as eleições primárias do Partido Republicano no pequeno estado de Novo Hampshire, no Nordeste dos Estados Unidos, na disputa pela candidatura à Presidência em novembro de 2016. A briga pelo segundo lugar é apertada. No Partido Democrata, a senador socialista Bernie Sanders tem ampla vantagem sobre a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.
Com 24% dos votos apurados, Trump lidera entre os republicanos com 34%, seguido por uma surpresa, o governador moderado de Ohio, John Kasich, com 15%. Logo atrás, praticamente empatados, estão o ex-governador Jeb Bush e o senador evangélico ultraconservador texano Ted Cruz, com 12%.
O senador pela Flórida Marco Rubio sentiu o massacre que sofreu no último debate depois de ter sido o terceiro nas convenções regionais do estado de Iowa, onde começou a corrida à Casa Branca há uma semana. Ficou em quinto lugar com apenas 10%, depois de conquistar 23% dos votos em Iowa.
Se Kasich confirmar o segundo lugar, dará uma sacudida na campanha republicana. Bush, o que mais arrecadou até agora, também voltou à luta. O governador de Ohio adota uma política de não atacar os adversários republicanos nos debates, mas é considerado moderado demais para o o partido.
No Partido Democrata, Sanders venceu com 60% contra 38%. O repórter John King, da televisão americana CNN, observa que Sanders ganhou entre os independentes, que em Novo Hampshire podem votar nas eleições prévias.
Entre os eleitores até 44%, Sanders teve 74% dos votos. Entre as mulheres, Sanders tem 11 pontos de vantagem. Hillary sonha em ser a primeira mulher a presidir os EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário