terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ted Cruz larga na frente na corrida republicana à Casa Branca

Com 97% dos votos apurados, o senador ultraconservador e evangélico Ted Cruz lidera as convenções regionais do Partido Republicano no estado de Iowa com 28% dos votos, seguido pelo bilionário Donald Trump com 24% e o senador Marco Rubio com 23%, enquanto nenhum dos aspirantes chegou a 10%.

Foram os primeiros votos populares da eleição presidencial de novembro de 2016 nos Estados Unidos. No Partido Democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton tem uma vantagem mínima sobre o senador socialista Bernie Sanders.

Cruz é o mais reacionário de todos os candidatos republicanos e não conta com o apoio da cúpula do partido. Chegou a discursar durante 72 horas seguidas no Senado para forçar o fechamento do governo federal por falta de orçamento na expectativa de acabar com o programa de saúde universal de Obama.

Com esse radicalismo, não tem a menor chance na eleição, que será decidida por independentes, mas a cúpula do partido não vai se incomodar se ele tirar a aura de invencibilidade de Trump, que lidera as pesquisas, mas ainda não ganhou nada.

Nenhum comentário: