As Forças Armadas da China instalaram mísseis terra-ar em uma das ilhas disputas no Mar do Sul da China, revelam imagens de satélite citadas hoje pela televisão americana Fox News. Os Estados Unidos confirmaram a autenticidade das fotografias.
O satélite mostrou duas baterias com oito lançadores de mísseis cada uma, além de um sistema de radar, na ilha Woody, parte do arquipélago das Ilhas Paracel, reivindicadas também por Taiwan e o Vietnã.
O sistema de defesa antiaérea HQ-9 tem um alcance de 200 quilômetros. Outras imagens de satélite mostraram no fim de semana passado construções em outros dois lugares do arquipélago.
As revelações acontecem no momento em que o presidente Barack Obama recebe os líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em reunião de cúpula na Califórnia. Sua maior preocupação é o poderio crescente e a agressividade da China.
"Na questão do Mar do Sul da China, Washington deve ter em mente que a China nunca vai fazer vistas grossas para qualquer tentativa de desafiar sua inquestionável soberania. Subestimar a determinação da China de defender seus interesses seria um erro fatal", advertiu em editorial a agência de notícias oficial Nova China.
O problema é que Beijim quer resolver o problema na base da força, sem recurso à diplomacia ou a tribunais internacionais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário