terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Fome ameaça 4,7 milhões de pessoas na Somália, alerta a FAO

Por causa da seca na maior parte da Somália, cerca de 4,7 milhões de pessoas, 38% da população do país, correm risco de passar fome, advertiu ontem a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), citada pelo jornal Latin American Herald Tribune.

Uma pesquisa de campo realizada pela Unidade de Análise da Nutrição e Segurança Alimentar na Somália e a Rede de Sistemas de Alerta Antecipado da Fome revela que 931 mil somalianos estão passando fome. A maioria é de desalojados pela longa guerra civil.

Para o diretor da FAO na Somália, Richard Trenchard, considerou a situação "terrível" e previu que deve piorar nas regiões da Puntlândia e da Somalilândia, onde a estação das chuvas começa no fim de março ou início de abril.

Entre a população mais ameaçada, mais de 300 mil são crianças, das quais cerca de 60 mil podem morrer em curto prazo. Pelos cálculos da FAO, serão necessário US$ 885 milhões em 2016 para evitar o ressurgimento da tragédia da fome em grande escala na Somália.

Desde a queda do ditador Mohamed Siad Barre, em 1991, a Somália vive em estado de anarquia, sem governo estável. Além da seca e da miséria, o país é assolado pela revolta da milícia jihadista Al Chababe (A Juventude), ligada à rede terrorista Al Caeda.

Nenhum comentário: