domingo, 7 de fevereiro de 2016

Coreia do Norte testa míssil de longo alcance

O regime comunista da Coreia do Norte anunciou hoje o lançamento de um satélite de observação, mas os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul estão certos de que foi um teste de míssil balístico de longo alcance e pediram a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas neste domingo.

A televisão japonesa NHK informou que o foguete foi lançado em direção ao sul e passou sobre a ilha de Okinawa, no Sul do arquipélago japonês. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, considerou o testo "intolerável". Aparentemente o foguete conseguiu ejetar o primeiro estágio e seguir sua trajetória, observou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O teste, uma violação de resoluções da ONU, aconteceu um mês depois da ditadura stalinista de Pionguiangue afirmar ter testado uma bomba de hidrogênio, a mais poderosa de todas as armas, o que analistas internacionais duvidam. Mas todos entendem que a Coreia do Norte quer desenvolver um míssil balístico de longo alcance capaz de atingir os Estados Unidos com carga nuclear.

Desde o colapso da União Soviética, o regime comunista norte-coreano sofre de crises sistemáticos de energia e alimentos - e faz uma chantagem nuclear com o resto do mundo. O desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais faz parte desta estratégia.

NOTA: Em reunião de emergência realizada horas depois, o Conselho de Segurança da ONU condenou o teste de mísseis e ameaçou impor novas sanções à Coreia do Norte.

Nenhum comentário: