A República Islâmica do Irã rejeitou um pedido do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para visitar o país, declarou o deputado Hossein Cheikholeslam, reportou a agência de notícias Fars.
Ao mesmo tempo, Cheikholeslam negou um suposto conflito entre o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e o o regime fundamentalista iraniano por causa da guerra civil na Síria, onde o Irã apoia a ditadura de Bachar Assad e o Hamas os rebeldes sunitas.
A Arábia Saudita se aproximou recentemente do Hamas em sua estratégia para isolar o Irã.
Entre as críticas ao acordo fechado pelas grandes potências do Conselho de Segurança das Nações para desarmar o programa nuclear, está a alegação de que a reaproximação com o Ocidente não basta para mudar a natureza da república dos aiatolás. Sua política externa não seria alterada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário