O líder supremo da rede terrorista Al Caeda, o médico egípcio Ayman al-Zawahiri, prometeu apoio ao novo líder da milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes) do Afeganistão, mulá Akhter Mohammad Mansur, em mensagem de áudio e texto publicada na Internet em 1º de agosto de 2015.
A morte do fundador da Milícia dos Talebã, mulá Mohamed Omar, tinha sido confirmada três dias antes e havia rumores de que Zawahiri também estaria morto.
O anúncio da morte de Omar e os comentários de que a mudança de líder poderia facilitar as negociações dos rebeldes com o governo afegão acirraram as divisões entre as diferentes facções dos Talebã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário