A milícia extremista muçulmana Boko Haram, que agora se apresenta como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental, elegeu um novo líder, anunciou o presidente do Chade, Idriss Deby, alimentando os rumores de que o antigo líder, Abubakar Shekau, possa ter sido morto.
O novo líder é Mahamat Daoud, disse o presidente chadiano. Shekau não aparece em vídeos publicados na Internet há meses.
Em entrevista à televisão francesa, Déby afirmou que os esforços conjuntos da Nigéria, do Chade, de Camarões e do Níger "decapitaram" a milícia jihadista: "Pequenos grupos de membros do Boko Haram continuam esparsos no Nordeste da Nigéria, perto da fronteira com Camarões."
Como regra geral, milícias jihadistas sobrevivem à morte de seus líderes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário