O blogueiro Niloy Neel, conhecido por ser ateu, foi assassinado por uma gangue de homens armados com facões na sua cidade natal, Gorã, nesta sexta-feira, informou a televisão pública britânica BBC. É o quarto blogueiro secularista morto em Bangladesh neste ano. Os suspeitos são militantes islamitas.
A polícia contou que seis homens invadiram a casa de Neel alegando que procuravam um apartamento para alugar.
Em maio, o blogueiro Ananta Bijoy Das foi morto com facões por homens mascarados na cidade de Silhete. Ele estava recebendo ameaças de morte de extremistas muçulmanos.
Em março, Washiqur Rahman foi assassinado em Daca, a capital bengalesa. Além de ser ateu, Avijit Roy abordava temas tabus como o homossexualismo até ser morto em fevereiro.
Oficialmente, Bangladesh é uma república secularista. Os críticos acusam o governo de indiferença em relação aos ataques de islamitas radicais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário