A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante tomou o controle da cidade estratégica de Al-Kariatain, na província central de Homs, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental com sede em Londres que monitora a guerra civil na Síria.
Pelo menos 60 combatentes morreram na batalha, 37 das forças leais à ditadura de Bachar Assad e 23 milicianos do Estado Islâmico. A conquista de Al Kariatain dá aos jihadistas o controle de uma estrada ligando as regiões de Palmira e de Kalamun, ao norte de Damasco.
Os Estados Unidos intensificaram seus esforços contra o Estado Islâmico na Síria, mas a presença de vários grupos armados com interesses diferentes complica uma ação conjunta. A Frente al-Nusra, braço da rede terrorista Al Caeda no conflito sírio, sequestrou recentemente vários rebeldes moderados treinados pelos EUA.
Em pouco menos de quatro anos e meio, mais de 230 mil pessoas foram mortas na guerra civil da Síria, que continua sem solução a vista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quinta-feira, 6 de agosto de 2015
Estado Islâmico conquista cidade estratégica na Síria
Marcadores:
Al Caeda,
Al-Kariatain,
Estado Islâmico do Iraque e do Levante,
EUA,
Frente al-Nusra,
Guerra Civil,
Jihadismo,
Kalamun,
Palmira,
Síria,
Terrorismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário