A Grécia e seus sócios da Zona do Euro chegaram a um acordo preliminar para que o país receba novos empréstimos no valor 86 bilhões de euros nos próximos três anos, anunciou o ministro das Finanças grego, Euclid Tsakalotos.
"Chegamos a um acordo", declarou Tsakalatos. "Alguns pormenores ainda estão em discussão."
Os bancos gregos devem receber imediatamente 10 bilhões de euros para se recapitalizar, mas analistas de mercado estimam que o rombo possa ser de até 120 bilhões de euros.
Depois do rompimento das negociações e de um referendo que rejeitou a proposta da Europa, a Grécia esteve perto de deixar a união monetária. Sua economia ainda está muito fragilizada, com os bancos à beira do colapso.
Será o terceiro plano de ajuda desde que a Grécia quebrou em 2009 e não conseguiu mais refinanciar sua dívida pública no mercado financeiro. Os acordos anteriores somaram 240 bilhões, mas, nos últimos anos, a economia grega entrou em depressão, caindo 25%, e a dívida está em 320 bilhões de euros, quase 200% do produto interno bruto.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário