O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, assinou hoje em Juba um acordo de paz com os rebeldes liderados pelo ex-vice-presidente Riek Machar, que já havia aprovado o acordo em Adis Abeba, na Etiópia, em 17 de agosto de 2015.
Pelo acordo, a capital do país será desmilitarizada e a segurança pública será mantida por uma força de paz internacional das Nações Unidas e da União Africana.
País mais jovem do mundo, o Sudão do Sul ficou independente em 2011 depois da mais longa guerra civil africana na era da independência. O conflito começou em 2013, quando Kiir tentou desarmar os militantes do Movimento Popular de Libertação do Sudão de outras etnias que não a sua.
Desde então, milhares de pessoas morreram em combate e de fome.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário