A organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante esmagou uma rebelião contra seu domínio da cidade de Sirte, na Líbia, terra natal do ditador Muamar Kadafi, deposto e morto na chamada Primavera Árabe. Pelo menos 70 pessoas foram mortas, noticiou a agência Reuters citando como fontes moradores da cidade.
O Estado Islâmico sufocou uma revolta de um grupo salafista, a mesma corrente linha-dura do Islã, apoiada por habitantes de Sirte que não aguentam a ditadura jihadista.
Desde a queda e morte de Kadafi, em 2011, a Líbia vive em estado de anarquia, com diferentes milícias que ajudaram a derrubar o tirano e novos grupos como o Estado Islâmico disputando o poder.
Em declaração divulgada ontem, o governo reconhecido internacionalmente da Líbia pediu aos países árabes que façam ataques aéreos contra posições do Estado Islâmico no país. A milícia tem uma cabeça de ponte na Líbia na cidade de Kadafi.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário