O subcomandante da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Fadhil Ahmad al-Hayali, mais conhecido pelo nome de guerra, Haji Matazz, foi morto na última terça-feira por um bombardeio aéreo dos Estados Unidos perto de Mossul, no Norte do Iraque, anunciou ontem a Casa Branca.
Como segundo homem na hierarquia do Estado Islâmico, abaixo apenas do califa Abu Baker al-Baghdadi, Al-Hayali era responsável por coordenar grandes movimentos de tropas, armas, explosivos e veículos entre o Iraque e a Síria, onde o grupo controla vastos territórios, metade da Síria e um terço do Iraque.
Há um ano, os EUA e aliados bombardeiam o Estado Islâmico. A milícia perdeu homens, armas, munições, veículos e parte da infraestrutura econômica, mas está longe de ser "degradada e destruída", como prometeu o presidente Barack Obama em agosto de 2014.
Falta uma força terrestre capaz de reconquistar os territórios ocupados pela milícia jihadista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário