sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Ditador da Coreia do Norte põe militares em estado de alerta

Depois de uma troca de tiros ontem na fronteira entre as duas Coreias, o ditador norte-coreano, Kim Jong Un, deu ordem hoje às Forças Armadas para estarem prontas para "lançar operações de surpresa", noticiou a agência sul-coreana Yonhap.

O regime comunista de Pionguiangue deu ontem um ultimato de 48 horas à Coreia do Sul para acabar com a propaganda divulgada por alto-falantes instalados ao longo da fronteira ou enfrentar uma ação militar. Depois de uma semana de protestos, a Coreia do Norte disparou tiros de canhão ontem contra o território sul-coreano, provocando uma resposta.

Diante da troca de tiros, a Coreia do Sul colocou suas forças em estado de alerta máxima, indicado para perigo de ataque iminente. O Departamento da Defesa dos Estados Unidos chegou a suspender exercícios militares conjuntos para avaliar a situação. A manobra foi retomada.

A guerra não interessa a ninguém, mas essas demonstrações de força na última fronteira da Guerra Fria trazem o risco de uma escalada capaz de deflagrar um conflito.

Nenhum comentário: