NOVA YORK - As pessoas com 65 anos ou mais têm um sono melhor quando têm contato com a natureza, seja uma área verde de um parque ou uma praia com vista para o mar, concluiu uma pesquisa da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, a ser publicada na edição de setembro da revista acadêmica Preventive Medicine.
"É difícil superestimar a importância de um sono de alta qualidade", declarou a professora Diana Grigsby-Toussaint, da Divisão de Ciências Nutricionais. "O sono inadequado é associado ao declínio da saúde física e mental, redução das funções cognitivas e aumento da obesidade. Este novo estudo mostra que a exposição ao ambiente natural ajuda a dormir bem."
Na pesquisa desenvolvida em conjunto com a Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, a equipe usou os dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Comportamento de Risco do Centro de Controle de Doenças dos EUA, onde havia dados sobre 255.171 adultos.
A maioria das pessoas admitiu dormir mal menos de uma semana por mês. "É interessante notar", acrescentou a pesquisa, "que as pessoas que relataram de 2 a 29 dias de sono insuficiente tinha menos acesso a áreas verdes e à natureza do que os que relataram menos de uma semana de problemas."
Grigsby-Toussaint observou que "as pessoas que moram perto de ambientes naturais costumam fazer mais exercícios físicos. Isso contribui para um sono melhor. Melhora a qualidade do sono e da vida."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário