Depois de subir 442 pontos, o Índice Dow Jones voltou a sofrer forte hoje queda nas últimas horas de negociações. O principal índice da Bolsa de Valores de Nova York perdeu 205 pontos (1,3%), enquanto o índice amplo S&P 500 caiu 1,4% e a bolsa de alta tecnologia Nasdaq, 0,4%.
Com a nova queda forte superior a 6% na Bolsa de Xangai, o Banco Popular da China anunciou um corte nas taxas básicas de juros e a redução do percentual que os bancos são obrigados a depositar como reserva no banco central.
Isso deu fôlego para a alta de 442 pontos, que não se sustentou no final da sessão. O mercado se pergunta que impacto a crise da China terá sobre a economia dos Estados Unidos. Afinal, nos últimos dez anos, a China foi a grande responsável pelo crescimento da econoia mundial.
No mundo globalizado, a recuperação americana não pode ser um fenômeno isolado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário