segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Ministro da UE farão reunião de emergência sobre migrantes

Os ministros do Interior e da Justiça da União Europeia farão uma reunião de emergência sobre a chegada em massa de migrantes e refugiados, anunciou hoje o governo de Luxemburgo, que ocupa a presidência rotativa do bloco no segundo semestre de 2015, reportou o jornal EU Observer.

A reunião foi convocada a pedido da Alemanha, da França e do Reino Unido, as três maiores potênciais europeias. O encontro deve procurar soluções para "uma política de retorno", além de "cooperação internacional para prevenir e investigar o tráfico de migrantes".

Os três países querem que a UE faça uma lista de "países seguros". Os cidadãos destes países não poderiam pedir asilo como refugiados políticos. Serão considerados "imigrantes econômicos" e devolvidos a seus países de origem.

Ontem o governo da Alemanha defendeu uma distribuição mais justa dos refugiados pela UE. De acordo com a legislação atual, os refugiados devem receber asilo no primeiro país em que chegarem. Isto representaria um ônus maior para a Grécia, a Itália e a Hungria.

Com a crise econômica, há uma ascensão em quase toda a UE de partidos de extrema direita que põem a culpa de todos os males nos imigrantes ilegais. A proposta de dividir os refugiados de acordo com a população foi rejeitada pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, que enfrenta forte pressão da extrema direita de seu próprio partido e do Partido da Independência do Reino Unido para deixar a UE.

Nenhum comentário: