As forças de segurança do Chade mataram sete extremistas muçulmanos com combates para garantir o controle sobre as ilhas do Lago Chade, informou a agência Reuters citando fontes não identificadas.
Na semana passada, o Chade anunciou ter matado 117 milicianos do grupo terrorista nigeriano Boko Haram, que agora se apresenta como Wilayat al Sudan al Gharbi (Província do Estado Islâmico na África Ocidental.
O grupo é alvo de uma ofensiva conjunta dos países da região liderada pela Nigéria. Desde que tomou posse, em 29 de maio de 2015, o novo presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, ex-general e ex-ditador, colocou o combate ao jihadista como uma das principais metas do governo.
Nesta semana, o governo nigeriano anunciou a libertação de mais de 180 reféns do Boko Haram. A milícia reagiu à ofensiva e contra-atacou, inclusive em países vizinhos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário