domingo, 30 de agosto de 2015

Japoneses protestam contra a remilitarização do país

Dezenas de milhares de japoneses protestaram hoje diante da sede do Parlamento, em Tóquio, contra a nova legislação para permitir que as Forças Armadas do país atuem no exterior, reportou a agência Reuters.

A multidão tomou toda a rua depois que a quantidade de gente tornou impossível para a polícia manter todo o mundo nas calçadas. Um parque próximo também foi ocupado pelos manifestantes.

Os protestos são a reação da opinião pública à política do primeiro-ministro Shinzo Abe de diminuir as restrições constitucionais ao uso da força no exterior

Pelo artigo 9 da Constituição pacifista imposta pelos Estados Unidos em 1947, depois da Segunda Guerra Mundial, as Forças de Defesa do Japão só podem atuar no país e em suas águas territoriais. Em 1992, o Parlamento autorizou a participação dos militares japoneses em missões de paz das Nações Unidas.

Diante do poderio crescente e da atuação cada vez mais agressiva da China em disputas territoriais com os países vizinhos, inclusive o Japão, Abe argumenta que o Japão precisa voltar a ser "um país normal".

Outros países da Ásia temem que os EUA não queira comprar uma briga com a China para defendê-los. Um general e professor da Escola Superior de Guerra chinesa chegou a dizer que os EUA sofrem de "disfunção erétil".

Nenhum comentário: