Extremistas muçulmanos de vários grupos tomaram de forças governamentais várias vilas do Nordeste da Síria e avançaram além, noticiou hoje a agência Reuters citando como fonte o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental que monitora a guerra civil no país.
Diante da contraofensiva rebelde, o Exército da Síria se retirou das vilas de Mansura, Zeiara e Tal Wassit, recuando para quartéis da cidade de Hama, um reduto da ditadura de Bachar Assad no Mar Mediterrâneo.
Na província de Alepo, a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante conquistou a vila de Umm Housh e matou pelo menos 37 rebeldes de outros grupos islamitas.
A ofensiva governamental dos últimos dias parecia parte de uma estratégia do regime para melhorar suas posições no campo de batalha em meio a grande atividade diplomática para negociar o fim da guerra civil na Síria, que matou mais de 230 mil pessoas nos últimos quatro anos e cinco meses.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário