sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Trump ameaça ser candidato independente se partido não o apoiar

No primeiro debate entre os aspirantes à candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 2016, o bilionário Donald Trump, inesperado líder das pesquisas, foi o único que se negou a prometer apoio a quem vencer as eleições primárias. 

Se perder, Trump ameaça concorrer como independente, o que derrubaria a candidatura republicana ao dividir os votos do eleitorado conservador.

O primeiro debate da campanha para a Casa Branca em 2016, realizado em Cleveland, Ohio, pela TV Fox News, reuniu os dez melhores colocados nas pesquisas, já que não haveria espaço para todos os 17 aspirantes da oposição ao emprego de Barack Obama.

Em seu estilo agressivo de magnata imobiliário acostumado a fechar grandes negócios, Trump não se esquivou de perguntas sobre sua recente declaração acusando os imigrantes mexicanos de violência e crimes sexuais.

"O grande problema deste país é ser politicamente correto", disparou o bilionário. "O governo do México é muito esperto e nossos líderes são idiotas. Temos de erguer um muro na fronteira." Trump quer que o governo mexicano pague a obra.

Segundo colocado, o ex-governador da Flórida Jeb Bush negou estar concorrendo em cima do sobrenome, já que seu pai e seu irmão mais velho foram presidentes dos EUA: "Na Flórida, me conhecem por Jeb", alegou.

Corrigindo o que tinha dito anteriormente, Jeb criticou a invasão do Iraque, em 2003, ordenada por seu irmão: "Sabendo o que sabemos hoje, foi um erro."

Como o debate foi realizado em Cleveland, Ohio, o governador John Kasich estava em casa e aproveitou a oportunidade. Foi um dos vencedores.

Houve poucas propostas concretas e muitas acusações ao presidente Barack Obama, à ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton, a favorita hoje na corrida à Casa Branca, e aos demais candidatos ali presentes.

À tarde, no debate entre os sete aspirantes em pior posição nas pesquisas, o destaque foi Carly Fiorina, ex-diretora-presidente da empresa de alta tecnologia Hewlett-Packard.

Nenhum comentário: