A Índia assinou um acordo de paz ontem com o Conselho Nacional Socialista da Nagalândia, uma milícia tribal separatista que fazia uma guerra de guerrilhas no Nordeste da Índia há mais de 60 anos, noticiou hoje a Agência France Presse (AFP).
Os termos do acordo não foram divulgados. O primeiro-ministro indiano. Narendra Modi, prometeu maior ajuda ao desenvolvimento da região. Os rebeldes, que no passado tiveram o apoio dos serviços secretos da China e do Paquistão, lutam pela independência de Naga, que uniria a região subdesenvolvida com partes da vizinha Mianmar, a antiga Birmânia, onde o grupo mantém um governo no exílio.
As negociações se arrastavam desde 1997. Só neste ano pelo menos 170 pessoas morreram no conflito. Em junho, houve o ataque mais violento em mais de duas décadas, quando os rebeldes mataram 20 soldados do Exército da Índia no vizinho estado de Manipur.
Outro grupo da minoria étnica naga continua em guerra contra o governo central da Índia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário