Uma parte do gasoduto ligando Baku, no Azerbaijão, a Tíflis, na Geórgia, e Erzurum, na Turquia, foi danificada hoje por uma explosão na província turca de Kars, paralisando o fluxo de gás, noticiaram as agências Anadolu e Trend.
As autoridades ainda não esclarecem a causa da explosões. Há suspeita de sabotagem de militantes. Outros dois gasodutos foram atacados na semana passada.
O Gasoduto do Sul do Cáucaso leva gás natural do campo de Chah Deniz, na ex-república soviética do Azerbaijão, a um porto da Turquia no Mar Mediterrâneo passando pela ex-república soviética da Geórgia.
Como a seção atacada estava sob manutenção desde 2 de agosto, tinha pouco gás natural no momento da explosão. A Turquia iniciou operações militares contra a milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Decidiu atacar também os guerrilheiros curdos por medo de que os curdos da Síria se unam aos do Iraque para criar o Curdistão, que reivindicaria parte do território turco onde os curdos são maioria.
O presidente Recep Tayyip Erdogan também tenta deslegitimar o Partido Democrático Popular (HDP), representante dos curdos, que acaba de entrar na Assembleia Nacional, tirando a maioria do governista Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP). Erdogan precisa de maioria de dois terços para aumentar os poderes do presidente. Deve convocar novas eleições em breve.
Neste clima de guerra, é possível que rebeldes curdos tenham sabotado o gasoduto. Se reiniciarem a guerra civil na Turquia, os curdos farão o jogo de Erdogan.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 4 de agosto de 2015
Explosão atinge gasoduto na Turquia
Marcadores:
AKP,
Curdistão,
Curdos,
Eleições,
Estado Islâmico do Iraque e do Levante,
Gasoduto do Sul do Cáucaso,
Guerra Civil,
HDP,
Iraque,
Recep Tayyip Erdogan,
Síria,
Turquia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário