quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Exército da Colômbia enfrenta FARC no departamento de Meta

Um combate entre o Exército da Colômbia e a Frente 53 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em El Castillo, no Departamento de Meta, terminou com a morte de um guerrilheiro e a prisão de outros quatro, noticiou a Rádio Caracol.

As FARC anunciaram uma trégua unilateral em 20 de julho para evitar uma crise nas negociações de paz com o governo colombiano, estagnadas em torno de como punir os crimes cometidos na longa guerra civil do país.

Em Bogotá, o partido esquerdista Polo Democrático Alternativo apresentou um projeto de lei para impedir a extradição de militantes das FARC. A proposta inclui até mesmo a repatriação do ex-comandante Ricardo Palmera, nome de guerra de Simon Trinidad, preso nos Estados Unidos por causa das ligações das FARC com o tráfico de drogas.

Nos anos 1980s, a aprovação da extradição de traficantes para os EUA provocou uma violenta reação das máfias da cocaína, especialmente do Cartel de Medelim, na época chefiado por Pablo Escobar. Um grupo terrorista autodenominado Os Extraditáveis iniciou uma violenta campanha, assassinando políticos, juízes, promotores e policiais.

Nenhum comentário: