Pelo menos 20 soldados do Exército do Afeganistão foram mortos hoje num ataque de cerca de cem guerrilheiros da Milícia dos Talebã contra um posto de controle militar na província de Kunar, noticiou hoje o jornal indiano The Hindu.
Há uma expectativa que os talebã façam ações espetaculares neste ano de 2014 para abalar a aliança entre o governo afegão e os Estados Unidos, que devem retirar suas forças do país até o fim do ano, deixando apenas um contingente menor para treinar as forças de segurança do Afeganistão e combater o terrorismo.
Os EUA invadiram o Afeganistão em outubro de 2001, em resposta aos atentados de 11 de setembro daquele ano, para punir a rede terrorista Al Caeda, que tinha suas bases no país, sob a proteção do governo dos talebã. A Guerra dos Afeganistão já é a mais longa da história dos EUA. Até 15 de fevereiro de 2014, 2.287 americanos tinham sido mortos no conflito.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário