sábado, 8 de fevereiro de 2014

Número de vítimas civis cresce 14% no Afeganistão

O total de civis mortos ou feridos na Guerra do Afeganistão aumentou 14% em 2013, anunciou hoje as Nações Unidas no relatório sobre a missão de ajuda ao país. Houve pelo menos 2.959 mortes e outras 5.656 pessoas saíram feridas.

O número de civis mortos ou feridos no fogo cruzado aumentou 43%. Isso foi atribuído à redução das operações militares aéreas e terrestres dos Estados Unidos, o que obriga as forças de segurança afegãs a assumir um papel maior à medida que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) retira suas tropas.

As forças internacionais que intervieram no Afeganistão em 7 de outubro de 2001 para punir os responsáveis pelos atentados terroristas de 11 de setembro daquele ano nos EUA devem sair do país até o fim de 2014. Já é a guerra mais longa da História dos EUA, com mais de 2 mil americanos mortos.

Os EUA negociam a manutenção de uma pequena força para continuar o treinamento do Exército e da polícia, e participar de ações antiterroristas, mas enfrentam a resistência do corrupto e incompetente presidente afegão, Hamid Karzai.

Nenhum comentário: