domingo, 9 de fevereiro de 2014

Irã faz acordo sobre inspeções com a AIEA

O Irã anunciou hoje ter acertado "sete medidas práticas" com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para permitir a fiscalização de suas instalações nucleares, mas não deu acesso à base militar de Parchin, onde há suspeitas de desenvolvimento de armas atômicas.

Deputados que se opõem às negociações de paz com as grandes potências mundiais acusam o presidente Hassan Rouhani e o ministro do Exterior, Javad Zarif, de terem suspendido um teste de mísseis. Eles acusam os conservadores pragmáticos liderados pelo presidente de jogar o jogo dos Estados Unidos e corromper a integridade da república islâmica ao negociar com o Ocidente.

Na sexta-feira, a televisão estatal iraniana apresentou um documentário com imagens computadorizas do que seria um contra-ataque em retaliação a um bombardeio contra o programa nuclear o Irã. Mísseis e drones iraquianos atacariam simultaneamente Telavive, Haifa, o aeroporto Ben Gurion e a central nuclear de Dimona, em Israel, e o porta-aviões americano USS Lincoln, no Golfo Pérsico.

No sábado, o comandante da frota militar do norte da Marinha do Irã, almirante Afchin Rezayi Haddad, declarou ter enviado vários navios de guerra para o Atlântico Norte para mandar um recado aos EUA.

Nenhum comentário: