A economia do Japão, terceira maior do mundo, decepcionou no quarto trimestre de 2013, crescendo 0,3%, o mesmo ritmo do trimestre anterior, projetando um crescimento anual de 1%. Os economistas esperavam uma aceleração do crescimento para 0,7% no trimestre.
O maior problema foi o fraco crescimento das exportações, que neutralizou o aumento do consumo doméstico e dos investimentos das empresas, observou o jornal inglês Financial Times. A alta de apenas 0,4% nas vendas ao exterior ficou muito abaixo do avanço de 3,5% nas importações.
Como o consumo deve ser afetado por um aumento do imposto de circulação de mercadorias em abril, a expectativa é de um crescimento ainda menor no segundo trimestre de 2014.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário