Pelo menos 21 pessoas morreram hoje em confrontos entre manifestantes e a polícia de choque nas ruas de Kiev, a capital da Ucrânia. O governo deu um ultimato à oposição, exigindo o fim da ocupação de um prédio próximo ao Parlamento. A violência explodiu quando manifestantes tentaram invadir a sede do partido do governo.
A onda de protestos começou em novembro, quando o presidente Viktor Yanukovitch, sob pressão da Rússia, abandonou negociações para se associar à União Europeia (UE). Os manifestantes exigem sua renúncia.
Diante do impasse, há o temor de que o presidente chame o Exército para restabelecer a autoridade, agravando ainda mais o conflito.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário