terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Israel ataca Hesbolá na fronteira sírio-libanesa

Para evitar qualquer tráfico de armas para a milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus), a Força Aérea de Israel bombardeou durante a noite posições do grupo na fronteira entre a Síria e o Líbano. Foi o primeiro ataque israelense ao Hesbolá no Líbano desde a guerra de 32 dias em julho e agosto de 2006.

A Agência de Notícias Nacional do Líbano confirmou que foi atingida a cidade de Nabi Cheet, do lado libanês, onde há um centro de treinamento e depósito de armas do Hesbolá. O Exército libanês admitiu a violação do espaço aéreo sem falar em ataque, informa a agência de notícias France Presse.

Arqui-inimigo de Israel, o Hesbolá enviou milhares de guerrilheiros para lutar ao lado da ditadura de Bachar Assad na guerra civil da Síria. O regime sírio, por sua vez, fornece armas e outros tipos de ajuda à milícia, que se apresenta como a maior força de resistência contra Israel no Líbano.

Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu negou-se a comentar o assunto, dizendo apenas que está fazendo "tudo o que for necessário para a segurança de Israel".

Nenhum comentário: