terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mulher edita grande jornal saudita pela primeira vez

Num avanço significativo numa das sociedades mais conservadoras do planeta, pela primeira vez uma mulher será editora-chefe de um jornal na Arábia Saudita. Somaya Jabarti era editora executiva. Ela substitui Khaled Almaina na chefia da Saudi Gazette, publicada em inglês na cidade de Jedá.

"Estamos quebrando um telhado de vidro. Espero que vire uma porta", declarou Somaya em entrevista à televisão saudita Al Arabiya citada pelo jornal inglês The Guardian. "É uma dupla responsabilidade. Serão ações que irão se refletir nas outras mulheres sauditas."

Ao anunciar a mudança na chefia da redação, Almaina afirmou que "foi uma questão de mérito, não de genero".

Dos 20 repórteres do jornal, só três são homens, mas até agora a chefia era masculina. "A maioria das repórteres é de mulheres não porque alguma distorção damos preferência a mulheres", acrescentou Somaya Jabarti. "Há mais mulheres interessadas em ser jornalistas. O sucesso não será completo se eu não vir minhas colegas em outras empresas de mídia assumirem cargos de chefia."

No Twitter, muitos usuários comentaram que a Arábia Saudita já tem uma editora-chefe, mas as mulheres ainda não podem dirigir automóveis.

Nenhum comentário: