sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ucrânia denuncia invasão russa

Com a ocupação dos aeroportos de Sebastopol e Simferopol por homens armados em uniforme militar, o ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, denunciou uma invasão russa. Uma dezena de helicópteros da Rússia sobrevoou o território ucraniano.

A aeroporto de Sebastopol teria sido ocupado por soldados russos da Frota do Mar Negro, baseada na cidade. "São cerca de 300 homens com dois tipos de uniformes militares sem identificação de país. Chegaram no meio da noite. Estão armados com fuzis de assalto AK-47 e fuzis de atiradores", declarou um militar ucraniano.

Ao meio-dia de sexta-feira, cerca de 30 civis patrulhavam o aeroporto de Simferopol, a capital da república autônoma ucraniana da Crimeia, onde a maioria da população é russa.

O presidente interino da Ucrânia, Olexander Turchinov, pediu ao homem-forte da Rússia, Vladimir Putin, para "parar com as provocações". Putin fez carreira dentro da polícia política da União Soviética (KGB) e era chefe do órgão sucessor no governo Boris Yeltsin quando foi nomeado primeiro-ministro.

Nenhum comentário: