quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cossacos chicoteam Pussy Riot em Sóchi

A banda punk Pussy Riot foi atacada e chicoteada hoje por uma milícia de cossacos que ajuda o governo da Rússia a policiar a Olimpíada de Inverno de Sóchi, informa o jornal inglês The Guardian. Duas roqueiras do grupo, Maria Alekhina e Nadia Tolokonnikova, saíram da prisão recentemente depois de cumprir pena por arruaça e desrespeito à Igreja Ortodoxa por gravarem um vídeoclip anarquista na Catedral do Cristo Salvador, em Moscou.


O grupo se reuniu num restaurante situado a cerca de 30 quilômetros dos locais de prova. De lá, saiu para a rua com roupas e balaclavas coloridas. Tentou fazer uma apresentação rápida, mas foi cercado por uma dúzia de milicianos cossacos, que quebraram um violão, arrancaram as balaclavas e chicotearam os membros da banda.

Quando a polícia chegou, interrogou várias pessoas. Ninguém foi preso.

Os cossacos são um povo do Sul da Rússia que, no século 19, se aliou ao império czarista para ajudar o país a conquistar a região do Norte do Cáucaso, onde fica Sóchi, até hoje assolada por conflitos nas repúblicas da Chechênia, do Daguestão e da Inguchétia, de maioria muçulmana.

A Olimpíada de Sóchi é a grande realização do presidente Vladimir Putin. O custo, de US$ 50 bilhões, a tornou a olimpíada mais cara da história, marcada por denúncias de corrupção e autoritarismo.

Putin está em guerra com a incipiente sociedade civil russa desde que as eleições parlamentares de dezembro de 2011 foram denunciadas como fraudulentas num momento de revolta como a Primavera Árabe. Há o temor de uma nova onda repressiva depois dos Jogos.

Nesse contexto de repressão crescente, a banda punk gravou o clip na catedral de Moscou em 21 de fevereiro de 2012 pedindo o fim da ditadura do homem-forte do Kremlin, oriundo do KGB, a polícia política da extinta União Soviética. Soltas por uma anistia dada por Putin como gesto de boa vontade antes dos Jogos, as roqueiras prometem continuar a luta "por uma Rússia sem Putin".

Nenhum comentário: