sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Venezuela ameaça expulsar a CNN

Depois de acusar a televisão americana CNN de apresentar a crise política na Venezuela como uma guerra civil, o presidente Nicolás Maduro ameaçou ontem bloquear as transmissões da emissora e expulsar suas equipes do país. As redes de TV locais, controladas pelo regime chavista, praticamente não cobrem os protestos em que pelo menos seis pessoas morreram.

"Pedi ao ministro das Comunicações que notifique a CNN de que será aberto um processo administrativo para expulsá-la se não se corrigir. A CNN tem de parar de fazer propaganda de guerra", bradou o sucessor de Hugo Chávez, que a exemplo do caudilho morto culpa os Estados Unidos por todos os problemas venezuelanos.

Maduro acrescentou: "Fico no meu escritório assistindo à CNN 24 horas por dia. É uma programação de guerra. Eles querem mostrar ao mundo que a Venezuela está em estado de guerra civil enquanto as pessoas estão trabalhando".

Na semana passada, o governo obrigou as companhias venezuelanas de TV a cabo de excluir a transmissão da rede colombiana especializada em notícias NTN24, acusando-a de gerar "ansiedade" ao difundir imagens dos protestos da oposição.

As TVs venezuelanas, acusadas (com razão) de apoiar o golpe contra Chávez em abril de 2002, tiveram a licença cassada ou foram vendidas a grupos amigos do regime.

Nenhum comentário: