Com 285 votos dos 339 deputados presentes no plenário, o Parlamento da Ucrânia aprovou hoje a indicação de seu presidente, o líder do Partido da Pátria, Olexander Turchinov, como presidente interino do país em substituição a Viktor Yanukovitch, afastado ontem, até a eleição antecipada para 25 de maio de 2014, noticiou a televisão pública britânica BBC.
Turchinov é ligado à ex-primeira-ministro Yulia Timochenko, que saiu ontem da prisão e já anunciou a candidatura a presidente. Ela falou por telefone com a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, e o senador americano John McCain.
O presidente interino prometeu priorizar a integração com a União Europeia (UE), sem descuidar das relações com a Rússia.
Outras duas medidas aprovadas hoje autorizam o Parlamento a indicar e afastar juízes, e abolem o uso de línguas estrangeiras, inclusive o russo, em escolas e prédios públicos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário