segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ONU denuncia crimes da Coreia do Norte

Fome, tortura, escravidão, assassinatos, sequestros, violência sexual e campos de prisioneiros... Os crimes da ditadura comunista da Coreia do Norte foram comparados hoje aos do nazismo por um relatório das Nações Unidas. A denúncia pode ser apresentada ao Tribunal Penal Internacional.

O regime stalinista norte-coreano refutou as acusações, atribuindo-as a uma conspiração dos Estados Unidos, Japão e União Europeia.

A Comissão de Inquérito da ONU sobre os Direitos Humanos na Coreia do Norte não obteve autorização para entrar no país. Ouviu dissidentes que conseguiram fugir.

"No fim da Segunda Guerra Mundial", quando foram libertados os presos nos campos de concentração nazistas, "muita gente disse que não sabia", lembrou o britânico Michael Kirby, principal relator do documento, citado pela televisão american CNN. "Agora, a sociedade internacional não pode alegar que não sabia. O sofrimento e as lágrimas do povo norte-coreano exigem ação."

É difícil que o Conselho de Segurança da ONU encaminhe as acusações ao TPI, que poderia abrir processo contra a alta cúpula norte-coreana, a começar pelo jovem líder Kim Jong Un. A Coreia do Norte é aliada do regime comunista da China, que a vê como parte de sua área de influência.

Nenhum comentário: