quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Homens armados tomam aeroporto na Crimeia

Pelo menos 150 homens armados e com uniforme militar tomaram o controle do aeroporto de Simferopol, a capital administrativa da república autônoma da Crimeia, na Ucrânia, informou a agência de notícias russa Interfax.

O grupo está tão bem armado quanto o que tomou mais cedo a sede do parlamento regional e hasteou a bandeira da Rússia. A queda do presidente Viktor Yanukovitch, um aliado de Moscou, não acaba com a influência e a ingerência do Kremlin na ex-república soviética da Ucrânia.

A Crimeia foi incorporada ao Império Russo no século 18, durante o reinado de Catarina II, a Grande (1762-96). Em 1954, para festejar os 300 anos da união entre Rússia e Ucrânia, foi dada de presente à Ucrânia pelo então secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Nikita Kruschev. Naquela época, a desintegração da URSS era inimaginável.

Hoje 60% da população da Crimeia é russa e gostaria de fazer parte da Rússia. O homem-forte do Kremlin, Vladimir Putin, manipula essa população para reafirmar o interesse imperial russo e evitar uma derrota total num país que considera parte da esfera de influência de Moscou.

Nenhum comentário: