Para pressionar o presidente Hamid Karzai, que até agora frustrou as tentativas dos Estados Unidos de negociar um acordo bilateral de segurança para manter tropas no Afeganistão, o presidente Barack Obama ameaçou hoje realizar uma retirada total das forças americanas do país no fim de 2014.
A ordem agora é preparar uma retirada total, anunciou o secretário da Defesa, Chuck Hagel.
Os EUA invadiram o Afeganistão em outubro de 2001 para punir os responsáveis pelos atentados terroristas de 11 de setembro. É a guerra mais longa da história dos EUA, que gostariam de manter uma força de 5 a 10 mil homens para treinar as forças de segurança do Afeganistão e combater o terrorismo. Em troca, fazem uma série de exigências, a começar por imunidade para seus soldados perante as leis do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário