Os primeiros dados divulgados pelo Twitter desde sua estreia na bolsa de valores em novembro de 2013 indicam um crescimento baixo no número de usuários, o que derrubou o preço das ações em 24% hoje. De US$ 26 no lançamento, a ação do Twitter chegou a US$ 66 antes do anúncio e terminou o dia em US$ 50.
Desde que surgiu, em 2006, o Twitter ainda não deu lucro. O prejuízo foi de US$ 79 milhões em 2012 e de US$ 645 milhões no ano passado. Só no quarto semestre de 2013, a perda foi de US$ 511.
O Twitter tinha 232 milhões de usuários em 30 de setembro de 2013. No último trimestre, o aumento foi de 9 milhões ou 3,8% ao mês, uma queda em relação aos 6,4% ao mês do trimestre anterior.
Pior ainda: o interesse em tuitar e visitar a rede social aparentemente diminuiu. O número médio de visitas por usuário caiu pelo segundo trimestre consecutivo, reduzindo sua exposição aos anunciantes.
Com base nesses dados, analistas e investidores questionam se o Twitter será capaz de captar anúncios em volume suficiente para gerar grandes lucros como o Facebook, que anunciou na semana passada um lucro anual de US$ 1,5 bilhão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário