Um comandante do grupo extremista muçulmano Estado Islâmico do Iraque e do Levante morreu hoje na província de Deir al-Zur, na Síria, em combate contra outra organização rebelde jihadista, a Frente al-Nusra, ex-aliada na guerra civil contra a ditadura de Bachar Assad, informou a televisão saudita Al Arabiya.
Abu Dajana, nome de guerra do comandante morto, acontece em meio a uma ofensiva da Frente al-Nusra contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que luta em duas frentes, na Síria e na província de Ambar, no Iraque. A Frente al-Nusra retomou fábricas e usinas de processamento de grãos na Síria.
Nos últimos meses, os grupos rebeldes sírios começaram a lutar entre si, principalmente por causa de desentendimentos sobre como governar as áreas conquistadas, especialmente na província de Alepo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário