Depois de sofrer um voto de desconfiança, o primeiro-ministro Enrico Letta acaba de renunciar à liderança do Partido Democrático, de esquerda, e amanhã vai pedir demissão ao presidente Giorgio Napolitano, abrindo caminho para a formação de um novo goerno na Itália.
O novo líder da esquerda italiana é o prefeito de Florença, Matteo Renzi, de 39 anos, que deve ser indicado primeiro-ministro por Napolitano. O presidente não pretende antecipar as eleições enquanto o Congresso estiver discutindo uma reforma eleitoral para evitar o impasse crônico da política italiana.
Embora Renzi tinha manifestado a intenção de concluir o mandato do parlamento atual, que vai até 2018.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário