quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Rússia rejeita cessar-fogo imediato na guerra civil da Síria

A Rússia rejeitou uma proposta dos Estados Unidos para uma trégua imediata que viabilize o início das negociações sobre a paz na Síria, mas Moscou sugeriu a data de 1º de março. Isto daria tempo para a ditadura de Bachar Assad vencer a Batalha de Alepo, que antes da guerra era a capital econômica do país.

As negociações estão previstas para começar em 25 de fevereiro. Os rebeldes exigem um cessar-fogo imediato e o fim do cerco a áreas sitiadas onde a população civil está sendo ameaçada pela fome e pelos bombardeios.

Desde 30 de setembro de 2015, a Rússia intervém militarmente com bombardeios aéreos em apoio a seu aliado Bachar Assad. O governo, que estava à beira do colapso, lançou contraofensivas em várias frentes com a ajuda de batalhões da Guarda Revolucionária do Irã e da milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus).

O objetivo da Rússia é enfraquecer todos os grupos de oposição menos o Estado Islâmico do Iraque e do Levante para fortalecer o regime na mesa de negociação e apontar Assad como a única alternativa ao terrorismo. Mas, apesar das atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico, o maior terrorista na Síria é Assad. Sua vitória não vai reverter o fluxo de refugiados.

Um relatório recente do Centro Sírio para Pesquisas Políticas estimou em 470 mil o total de mortos na guerra civil da Síria, onde 45% da população fugiram de casa. Pelos números das Nações Unidas, pelo menos 260 mil pessoas foram mortas na guerra civil síria, que completa cinco anos em março.

Nenhum comentário: