Um avião bombardeou o aeroporto de Zintan, uma cidade controlada pelo governo da Líbia reconhecido internacionalmente, liderada pelo primeiro-ministro Abdala al-Thani, noticiou hoje a agência de notícias Reuters. O terminal de passageiros foi danificado, mas ninguém foi ferido.
Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque. O governo reconhecido pelo resto do mundo, com sede em Tobruk, e outro, dominado pelas milícias jihadistas da aliança Amanhecer da Líbia, com sede na capital, Trípoli, lutam pelo controle do país, que vive no caos e na anarquia desde a queda e morte do ditador Muamar Kadafi, em 2011.
Ontem, o Congresso Nacional Geral, o primeiro parlamento criado depois da queda de Kadafi, hoje dominado pelas milícias islamitas, destituiu o primeiro-ministro Omar al-Hassi da chefe do "governo de salvação nacional". Seu novo chefe é Khalifa al-Gauil, informou o jornal Latin American Herald Tribune.
O parlamento islamita descreveu a troca de primeiro-ministro como um passo para a fusão com o governador reconhecido internacionalmente. Hassi rejeitou a demissão e prometeu consultar as milícias que o apoiam.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário